O que é Marketing Digital?

Bom, antes de falar o que é marketing digital é preciso saber o que realmente é o tal do marketing. Tem muita gente por aí falando que marketing é comunicação e/ou vendas. Na verdade marketing é muito mais do que isso. De forma super simplificada, posso dizer que publicidade e vendas são apenas parte desse mundo que engloba uma variada gama de ações. O marketing vai desde a compreensão das necessidades e desejos das pessoas, passando pelo desenvolvimento de produtos e serviços, precificação, criação de embalagem/apresentação, logística, locais de venda, promoção, divulgação, posicionamento e é claro, as pessoas ou públicos interno (colaboradores) e externo (clientes). Existem várias definições sobre o assunto e, “gurus” como Philip Kotler e Petter Drucker por exemplo, tem livros que poderão ajudar você a conhecer um pouco mais sobre o tema.

A esta altura você deve estar se perguntando – Ok, e o marketing digital? É tudo isso só que feito no meio digital? Mais ou menos. O fato é que muita coisa (não tudo, é claro) do marketing tradicional pode ser realizado através do meio digital. Mais comumente utilizado como meio para divulgação e vendas, o Md permitiu uma nova abordagem nas relações com seu público-alvo. É um caminho de duas mãos, diferente dos tradicionais rádio, TV e revista por exemplo, que permite uma aproximação mais rápida e eficiente junto ao público. Pesquisas de mercado, divulgação e vendas ganharam força na web. O acesso à informação e aquisição de produtos ou serviços é possível a qualquer hora e praticamente em qualquer lugar. Ferramentas sociais como o facebook, twitter, instagram, pinterest, slideshare, lojas eletrônicas, apps para smartphones, dentre tantos outros recursos são apenas alguns exemplos de meios digitais utilizados para se estar mais perto de seu público-alvo gerando negócios e informação.

O meio digital tem se tornado fonte cada vez maior de entretenimento, notícias, compras e interação social. E um interessante fenônemo resultante é que os consumidores estão agora expostos não só apenas ao que as empresas dizem sobre seus produtos e serviços, mas também ao que os meios de comunicação, amigos, parentes, colegas, etc, estão dizendo através da web.

E tem mais uma coisa. Gosto de dizer que marketing digital é um ramo de atividades democrático. Ele permite que, desde autônomos com pouquíssimos recursos, passando por micro, pequenas e médias até as gigantes empresariais, possam estar presentes concorrendo “lado a lado” pelo seu espaço. A mística que diz que quanto mais dinheiro investido, mais retorno pode-se ter, perde força no meio digital. Claro, criatividade e um bom senso no uso dos recursos é importante, mas o fato é esse. Todos andam digitalmente juntos.

Posted on 13 de agosto de 2013 in Marketing digital

Share the Story

About the Author

Formado em Comunicação Social pela PUC-PR, trabalha como publicitário e designer gráfico. Prestou seviços como content manager e suporte ao cliente em vários projetos digitais da Historymakers. Atualmente é sócio-editor na Ampliar Editora, designer gráfico e editorial e consultor do projeto UmaPágina.

Leave a reply

Back to Top