5 dicas para gerenciar sua marca nas Midias Sociais

A construção e o gerenciamento de uma marca junto ao mercado consumidor passa por várias ações onde se busca um relacionamento positivo com seu público-alvo. O fato é que, atualmente, o Gerenciamento de Marca ou branding e as Midias Sociais andam de mãos dadas.

As mídias sociais são um ótimo canal para a construção da confiança na marca. Olhe para grandes empresas como Starbucks, Coca-Cola e Nike por exemplo, e você verá um trabalho intenso utilizando imagens e textos no facebook e twitter entre outras ferramentas.

As dicas para gerenciar sua marca nas mídias socias são muitas, mas quero deixar pelo menos 5 que considero importantes para um trabalho efetivo.

1 – Seja constante
Embarcou no mundo das redes socias? Então tenha em mente que é imprescindível ser consistente nesse meio. Sempre tenha em mente que:

  • É preciso manter a frequência de posts. Elabore uma agenda semanal pensando em quantos posts serão publicados no período. Ela varia de acordo com a ferramenta escolhida e claro, com a estrutura que você tem para dar conta do recado. Posts em um blog exigem mais cuidado e tomam mais tempo pensando que é necessário a elaboração de textos mais longos do que no twitter, facebook ou instagram.
  • Conheça seu público e adeque sua linguagem. Fale a lingua deles e publique assuntos que sejam do interesse desse perfil.
  • Fale do mesmo jeito em toda a rede. E me refiro não apenas ao conteúdo de texto que deve ser pensado para o blog ou para os 144 caracteres do twitter. Falar do mesmo jeito é ter uma identidade visual unificada, utilizar o mesmo avatar, as mesmas cores, os mesmos backgrounds, etc.
  • Seja coerente com seu produto ou serviço. Vende equipamentos de informática? Então publique conteúdo relacionado com o assunto, nao fique postando receitas sobre dietas da lua e jogos de futebol a não ser que você tenha um produto relacionado com o assunto.

2 – Imagens, imagens, imagens
Não queria falar  mas não resisto. Aqui vale a velha filosofia do “uma imagem vale mais que mil palavras”. É impressionante o poder de uma boa imagem aplicada aos posts. Fale com texto, mas fale com imagens também.

3 – Seja uma fonte de informação
Os consumidores de nosso tempo querem estar bem informados. Conceda esse benefício ao seu mercado. Vá além da informação do preço, que aliás é cada vez mais pesquisado na web. Instrua-o quanto ao que vc oferece, de dicas e sugestões. Utilize o youtube por exemplo, e publique videos sobre o que você faz.

4 – Publique nos horários certos
Fique de olho no movimento nas redes sociais. É importante conhecer a rotina de seu público para entender quais os melhores horários para publicar um post. No Scup  você tem um pequeno estudo mostrando os horários nobres das redes sociais.

5 – Humanize sua conversa
Dialogue com sua base de seguidores de forma a fazer sua marca parecer uma pessoa. Responda às solicitações que surgirem utilizando a primeira pessoa e não tenha medo de utilizar linguagem coloquial e humorada.

Posted on 27 de outubro de 2014 in Internet, Marketing digital, UmaPágina

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About the Author

Formado em Comunicação Social pela PUC-PR, trabalha como publicitário e designer gráfico. Prestou seviços como content manager e suporte ao cliente em vários projetos digitais da Historymakers. Atualmente é sócio-editor na Ampliar Editora, designer gráfico e editorial e consultor do projeto UmaPágina.

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