5 Dicas para contratar um desenvolvedor web

Já ouvi diversas vezes, gente reclamando do não cumprimento de prazos, quando contrata alguém para desenvolver seu site. Acúmulo de projetos, levantamento de informações (briefing) não adequado, dificuldade de manter contato e até alterações solicitadas pelo cliente no decorrer do desenvolvimento do site, são alguns dos fatores desse problema.

Resolver ou minimizar isso exige alguns cuidados antes de contratar alguém. Então, gostaria de deixar algumas dicas importantes para quem pretende contratar os serviços de um desenvolvedor web.

1 – Pergunte-se: Por que eu preciso de um site?
Estar na web é praticamente fundamental para qualquer negócio hoje em dia. Mas é preciso saber mais do que isso. Entender a dinâmica do seu nicho de mercado e como seu público se comporta na internet além de ter objetivos claros sobre sua presença no meio virtual, ajudam a dar norte ao projeto.

2 – Defina a verba a ser investida no desenvolvimento do site
Saber quanto investir facilita em muito, o entendimento do que se pode fazer dentro do pretendido e quem se pode contratar. Algo importante a se considerar nesse valor além do desenvolvimento, é o custo mensal de hospedagem e manutenção.

3 – Pesquise na web mas também fale com pessoas
Utilizar buscadores como Google e Yahoo para procurar um desenvolvedor de sites permite pesquisar muitas empresas de forma rápida. Use termos como “criação de sites”, “criar uma pagina na web”, “desenvolvedor web” para ajudá-lo nas suas buscas, mas também não deixe de falar com seus amigos e conhecidos. Às vezes você pode ter alguém próximo que conhece um bom desenvolvedor.

4 – Qual a estrutura e suporte oferecido pelo desenvolvedor?
Abertura de chamados com prazos para resposta e ações, FAQ para dúvidas, acesso à área de treinamento da ferramenta do site, contato por fone e e-mail são alguns dos quesitos importantes para se analisar. Existem empresas que oferecem o “Acordo de Nível de Serviço” ou SLA (do inglês Service Level Agreement), que é um acordo que define as metas de serviços além dos papéis e responsabilidades dos envolvidos no acordo.

5 – Entre em contato com outros clientes do desenvolvedor
Veja o portfolio de trabalhos dele. Entre em contato com esses clientes e tente descobrir se estão satisfeitos com o trabalho realizado. Conseguem se comunicar facilmente? Eles cumprem os prazos? São algumas perguntas que vc pode fazer.

Estas são apenas algumas dicas simples mas que já ajudam na escolha de um desenvolvedor. E você? Teve algum problema com prazos ou está procurando um desenvolvedor? Deixe seu comentário abaixo, conte sua experiência ou o que vc precisa. Como consultor do UmaPágina, posso dar mais algumas dicas boas para desenvolver não apenas o seu site, mas um relacionamento produtivo e de qualidade para o projeto de sua página na web.

 

Posted on 4 de agosto de 2014 in Internet, Marketing digital, UmaPágina

Share the Story

About the Author

Formado em Comunicação Social pela PUC-PR, trabalha como publicitário e designer gráfico. Prestou seviços como content manager e suporte ao cliente em vários projetos digitais da Historymakers. Atualmente é sócio-editor na Ampliar Editora, designer gráfico e editorial e consultor do projeto UmaPágina.

Leave a reply

Back to Top